Monday, January 30, 2006

Banlieue 13


Ontem fui alugar este filme ao clube de vídeo aqui da terreola, foi mais para ver o que se fazia em termos de filmes europeus de acção do que propriamente pelo filme.

Pois bem, fiquei agradavelmente surpreendido com este filme, que é por cá conhecido como "Os Gangs do Bairro 13".

Banlieue 13 passa-se em 2012. Nesta altura, a violência em França atingiu uma tal dimensão que o governo francês ordena a construção de um muro em redor das zonas mais problemáticas (um muro do estilo do muro de Berlim, do muro Israelo-Palestiniano ou do muro que delimitava o ghetto polaco no tempo de Hitler [as coisas que eu sei]), sendo a zona mais problemática, como devem imaginar, o Bairro 13. Certo dia, o líder de um dos gangs do Bairro 13 fica na posse de um protótipo de uma bomba com poder para matar 2 milhões de pessoas e o filme retrata 24 horas de um polícia no bairro 13 para tentar recuperar a bomba.

Esta produção francesa, realizada por Pierre Morel e produzida por Luc Besson, conta com as participações de Ciryl Raffaelli (normalmente um duplo, mas neste filme a ter o papel principal), como Damien, e David Belle, como Leito [lê-se Lêtô].

Foi uma boa surpresa, com um final muito bom (tendo em conta que se trata de um filme de acção), com boas cenas de parkour, demonstrando que não é só em Hollywood que se fazem bons filmes de acção, e a mostrar que a Europa tem cada vez melhores filmes, basta procurar.

Nota: 15

Citação:
"Damien - Não se podem matar 2 milhões de pessoas sob o pretexto de não as podermos controlar.
Leito - Mataram-se 6 milhões sob o pretexto de de não serem loiros e de olhos azuis."

1 Comments:

Blogger Unknown said...

julgo que foi num dos canais do VIDEO ON DEMMAND da TVCABO que vi esse filme.

ao contrário de certas e determinadas pessoas que nós conhecemos, eu sou muito open minded e decidi ver este filme (FRANCÊS).

a história não é má, e supera até alguns filmes "gabaritados" dos STATES.
os dois franciús têm excelentes movimentos, que com a banda sonora deram ritmo ao filme.
a reviravolta na história em si, foi de facto interessante e de todo inesperada.

a gaja também não era de se deitar fora ;)

CHEERS
&
CHEETOS

9:40 PM  

Post a Comment

<< Home